com Bel Saide, Lucely Pio, Maria Alice Freire, Marcus Guião, Moacir Biondo, Nat Muguet, Noni Bazarian, Renata Souto, Tainá Marajoara, Tantinha e Vera Froés
O projeto Jardins Culturais Emergenciais é um diálogo entre saberes de tradição oral de culturas de povos e comunidades tradicionais e agrícolas com o conhecimento científico relacionados ao uso de plantas medicinais, inclusive árvores e alimentos.
Nosso intuito é que as pessoas conheçam com mais profundidade espécies que possam ser usadas para tratar problemas de saúde do cotidiano – como dor de cabeça, dor de barriga, cortes, feridas, febre – com mais autonomia e consciência.

As plantas que serão detalhadas vão criar um verdadeiro Jardim Cultural, com o objetivo não só de curar o corpo e a mente, mas nos alimentar de histórias e ancestralidade, valorizando a trajetória desta planta pela humanidade, assim como o papel ativo que as pessoas podem assumir como guardiãs e mantenedoras destes cultivos.
Quais são as plantas e como elas podem nos ajudar a cuidar melhor de nós mesmos, das nossas amizades, famílias e comunidades? Quais jardins queremos cultivar para ter mais autonomia em situações de emergência?
Venha descobrir estes jardins com mestres e mestras das plantas medicinais!
Programação
22 a 26 de março de 2021
Serão 5 encontros gratuitos de 1h30de duração, na plataforma Zoom.
As aulas acontecem sempre das 18h30 às 20h.
Segunda, 22 de março
Marcos Guião e Nat Muguet
Terça, 23 de março
Maria Alice Freire e Tainá Marajoara
Quarta, 24 de março
Tantinha e Lucely Pio
Quinta, 25 de março
Bel Saide e Renata Souto
Sexta, 26 de março
Marcos Biondo e Vera Fróes
Mediação: Noni Bazarian

A participação neste curso online é gratuita!
Preencha seu email corretamente abaixo para receber o link do curso online por email e participar conosco desse resgate de sabedoria, medicina e cura.
Sua mensagem foi enviada
dias
horas minutos segundos
até
o início do nosso curso

A pandemia do novo coronavírus nos trouxe reflexões importantes acerca de temas como urgências, emergências e autonomia, sobretudo na área da saúde e do cuidado.
Ficou evidente que é preciso acabar com a separação entre “quem entende de cultura” e “quem entende de natureza”, é necessário unir estes conhecimentos para que o respeito à natureza passe de uma ideia abstrata para algo palpável no dia a dia das pessoas. A dissociação entre conhecimentos de plantas e meio ambiente não contribui para a mudança de paradigma de uma sociedade que enfrenta crises climáticas, desigualdade social e pandemias como a fome e o Covid-19 por exemplo.
Em cada um dos encontros algumas plantas serão detalhadas, contadas suas lendas, causos e curiosidades através da História, métodos de cultivo, plantas companheiras e remédios caseiros a elas associadas. Todas as plantas serão apresentadas tendo o fio condutor de um objetivo prático de montagem pelos alunos e alunas do curso de um jardim medicinal em suas casas, os Jardins culturais emergenciais, de que trata o nome do projeto para este edital de Retomada.
Ao final, serão escolhidas 8 plantas que tenham despertado mais interesse e atração pelos público para compor o eBook, que será ilustrado em aquarela, terá o nome científico de cada planta e um resumo da aula, com breve história social, características principais e formas de uso e preparação.
Será produzido também um podcast para cada uma das 8 plantas de 10 minutos, visto que para as comunidades rurais e periféricas os “áudios de Whatsapp” têm cada vez mais se firmado como uma ferramenta de comunicação popular e eficiente.
Embarque com a gente nessa jornada!

Acompanhe nossas redes sociais para não perder as atualizações sobre o projeto!

